quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

TÓPICOS DE LEITURA DO TEXTO "ARGUMENTAÇÃO, VERDADE E SER"

*A filosofia procura um conhecimento verdadeiro.
*A filosofia procura conhecer a realidade.
*A argumentação filosófica deve estar ao serviço da verdade.
*A argumentação filosófica é uma argumentação lógica (formal e informal).
*O filósofo usa argumentos formais e argumentos informais para fundamentar as suas teorias.
*A retórica sofística é um método de persuasão.
*A retórica sofística é usada para convencer um auditório.
*A retórica sofística não é um método de busca da verdade.
*Se a retórica não é um método de descoberta da verdade, então ela será obrigatoriamente alvo da crítica dos filósofos.
*Os argumentos lógicos usados na filosofia tornam mais clara a argumentação.
*Platão considera a retórica sofística manipuladora e critica ferozmente o seu uso.
*Platão, enquanto filósofo, desejava alcançar um conhecimento verdadeiro do real, por isso repudiava o trabalho realizado pelos sofistas.
*Os sofistas foram os primeiros professores de retórica e, logicamente, não estavam preocupados com a descoberta da verdade.
*Aristóteles é mais tolerante do que Platão relativamente à retórica.
*Aristóteles considera que se pode fazer um bom uso da retòrica, especialmente nos tribunais e nas assembleias quando a argumentação lógica for difícil de acompanhar.
*Apesar de tudo. a retórica foi importante para a democracia, visto que veio fomentar o debate de ideias, a troca de pontos de vista diferentes e o diálogo entre os cidadãos sobre os assuntos mais importantes para a cidade.

5 comentários:

Anônimo disse...

Por tópicos é mais fácil assimilar as ideias principais do texto, obrigada.Permito-me opinar sobre o seu conteúdo e entendo que ser-se tolerante ,contribui para o nosso bem-estar e de quem nos rodeia, mas nem sempre o devemos ser, consoante o que esteja em causa. Platão tinha a noção do que a rectórica seria para o poder politico, sendo utilizada só em benificio de quem o detinha e podia pagar aos sofistas .A filosofia procura a verdade .A verdade é o que é e justificá-la é mudá-la .Platão , na minha opinião, conseguiu ver o quanto os efeitos negativos da rectória iriam afectar o mundo.Será que os seus efeitos positivos conseguem suplantar o seu mau uso ?

Hugo disse...

Antes de mais, boa tarde!

Eu não concordo com este ponto:

"*Se a retórica não é um método de descoberta da verdade, então ela não serve para ser usada como método pelos filósofos."

A retórica não é um método de descoberta da verdade, pois não, mas o filósofo utiliza-a para defender a sua tese. O professor disse que o filósofo utiliza argumentos lógicos, pois é, mas isso nao deixa de ser uma das "cores" da retórica, porque o objectivo é a adesão do público.

É apenas a minha opinião, porque para mim, acho que há muitos tipos de filosofia, não é apenas a busca da verdade. E será que há verdade?

Eu costumo pensar nestas coisas muitas vezes, porque a verdade, para mim, não deixa de ser uma palavra sem significado, é como se fosse uma aprovação teórica de qualquer coisa em questão. Ou será apenas um "reforço" para alguma resposta? Por exemplo: O ceu é azul.
É claro que o ceu é azul, mas podemos afirmar que é uma afirmação verdadeira? ou será correcta?
Toda a gente sabe que o ceu é azul, será que é uma verdade afirmarmos isso?

Não sei se me fiz entender com a minha dúvida..

pl.esplanada@gmail.com disse...

Respondendo às dúvidas do Hugo, pode dizer-se o seguinte:
-o filósofo não usa a retórica para defender a sua tese, o que o filósofo usa é uma argumentação lógica (silogismos categóricos ou condicionais, induções, analogias, etc.);
-o objectivo do filósofo é o conhecimento verdadeiro e a argumentação lógica é apresentada como forma de sustentar a verdade de uma tese;
-a retórica é um método de persuasão que tem em vista convencer um auditório;
-a retórica não tem em vista a busca da verdade, por isso é que aquele que usa a retórica faz apelo às emoções do auditório e tenta transmitir confiança e simpatia visando apenas a adesão dos ouvintes;
-não se pode dizer categoricamente que a utilização de argumentos lógicos seja uma das "cores" da retórica, porque a argumentação lógica sustenta-se por si própria (caso contrário, seria inválida ou contraditória ou fraca) e está ao serviço da verdade, enquanto a retórica procura convencer os ouvintes sem preocupações de alcançar a verdade.

Quanto a haver muitos tipos de filosofia, aí já estou de acordo, embora haja sempre a busca de algo que faça sentido para o indivíduo.

Há verdade. A palavra verdade não pode deixar de possuir significado, caso contrário tudo que foi escrito pelo Hugo deixaria de ter sentido. É verdade que escrevo em Lagos!
Aceito, no entanto, que há "verdades" discutíveis, teses diferentes que as pessoas seguem muitas vezes devido às emoções, à tradição, ao irracional, à falta de conhecimento, etc.
Também aceito que nós,que nos questionamos,procuramos as teorias que nos parecem melhor fundamentadas mas aderimos igualmente àquelas que nos agradam mais, que nos tocam nos afectos, nos sonhos, nas paixões...

Espero que a troca de ideias continue.

pl.esplanada@gmail.com disse...

-A questão deixada pela Neusa parece-me fulcral. A resposta é bastante difícil. Estão em causa limites éticos e concepções diferentes acerca do que é ou não permitido. O melhor será estarmos atentos e evitarmos ao máximo que nos usem como instrumentos.

paula11B disse...

ola.. Nao concordo com a frase dita pelo Fil11 "a retórica não tem em vista a busca da verdade", pois na minha opiniao nao é a retorica que manipula a verdade mas sim as pessoas que a usam, por exemplo, na grecia antiga os sofistas (primeiros professores pagos para ensinar a retorica) nao se importavam em divulgar a verdade mas sim convencer o outro independentemente dos meios utilizados, para eles a verdade era relativa, quanto aos filosofos o mais importante era o bom uso da retorica, a pesuaçao, isto é, dar a conhecer os dois lados ao auditorio, dar o poder de escolha e de decisao e este.
Nao é a retorica que manipula mas sim o manipulador, porque uma pessoas nao é uma pessoa antes de usar a retorica e quando esta a usa-la.. isso tem a ver com a propria moral das pessoas, ou seja, se manipulamos é algo em nós que faz com que manipulemos como por exemplo a publicidade, mas a retorica tambem pode ser usada num bom sentido... a propria pessoa é que faz um bom uso da retorica ou nao, a propria pessoa é que utiliza a retorica para manipular ou nao!

desculpem a demora em troca de ideias mas só agora estou a dar esta materia!
respondam.me :P